quarta-feira, 2 de junho de 2010


Menino de 12 anos é detido após esfaquear colega de escola


Segundo a polícia, os dois teriam se desentendido


Um menino de 12 anos está detido desde a tarde de terça-feira (1), depois de ter esfaqueado um adolescente de 16 anos, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A vítima está internada no Hospital Samuel Libâneo e não corre risco de morte. O caso aconteceu em uma rua do Jardim Yara.
Segundo a Polícia Civil, os dois estudam na mesma escola e teriam se desentendido. O adolescente foi ferido com uma facada no peito. O menino foi detido em casa.
Ainda segundo a polícia, ele está sozinho em uma cela especial. Os dois devem ser ouvidos ainda nesta quarta-feira (2). A criança está detida por ordem do Juizado da Infância e da Adolescência.

Presos começam a ser transferidos de cadeia


Por causa de superlotação, albergados dormiam ao relento

Dez presos condenados foram transferidos na manhã desta quarta-feira (2) da cadeia pública de Três Corações, no Sul de Minas, para a penitenciária, que fica na mesma cidade. Segundo o delegado Regional Marco Aurélio Chauke, ainda não há previsão de novas transferências.


O caso
Na tarde de terça-feira (1), a juíza Aila Figueiredo determinou a transferência de presos para aliviar a superlotação da cadeia pública de Três Corações. No texto da decisão, que deveria ser cumprida imediatamente, presos provisórios de outras comarcas seriam levados para as cidades de origem e os presos condenados, para a penitenciária regional, que também fica na cidade.
A decisão aconteceu depois que doze presos albergados foram flagrados por uma equipe de reportagem da EPTV dormindo no pátio da cadeia de Três Corações. O local, conhecido como "gaiolão", fica ao ar livre, sujeito ao frio e à chuva. A maioria dos presos leva o colchão de casa para não ter que dormir no chão.
Os albergados são presos que já estão em regime aberto. Eles podem trabalhar durante o dia fora da cadeia, mas precisam dormir sob a guarda da Justiça. De acordo com a Polícia Civil, por causa da superlotação, eles estavam passando a noite em casa. Depois de uma vistoria na semana passada, a Justiça determinou que os albergados se recolhessem à cadeia até oito horas da noite.
Atualmente a cadeia de Três Corações tem capacidade para 70 presos, mas abriga 150 detentos, entre eles 26 albergados. O Ministério Público entrou com uma ação civil pública pedindo a interdição da cadeia.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social afirma que está sendo feita uma nova licitação para a escolha da empresa responsável pela segunda etapa de construção de um novo presídio em Três Corações. O prédio já deveria estar pronto desde o fim do ano passado, mas segundo a assessoria, as obras foram paralisadas em março do ano passado, por causa de um desentendimento entre o município e a empresa que venceu a licitação. Agora o Estado pretende assumir o controle da obra.
A juiza da comarca de Três Corações também marcou uma audiência com os diretores das administrações prisionais para o dia oito de junho.
JOGOS ESCOLARES: IJACI FAZ BONITO
01/06/2010
Participando pelo 4º ano consecutivo dos Jogos Escolares de Minas Gerais, a cidade de Ijaci, fez bonito conseguindo duas ótimas colocações no evento realizado em São João Del Rei no último mês de maio. Competindo com outras dez cidades, os atletas da E.E. Maurício Zákhia se esforçaram bastante em busca de bons resultados e foram premiados com duas terceiras colocações: no voleibol feminino (idade até 14 anos) e futsal feminino (idade até 17 anos).
Os jogos estão a cada ano mais disputado, com um índice técnico e tático invejável, disse o representante de Ijaci professor Emerson Nonato Silva, (Corguinho) isso faz com que estas medalhas tivessem um peso maior nas conquistas. Já para o acadêmico de ed.física, Leandro Caetano, o voleibol conquistar tal colocação foi uma grande vitória, haja vista que tal modalidade esta começando a dar seus primeiros passos em Ijaci.
Temos um planejamento para quatro anos, e em 2010 conseguimos levar para São João Del Rei, cerca de 60 atletas nas modalidades: voleibol e futsal, se tornando assim nossa maior delegação nos jogos.
Tudo isso foi possível graças ao empenho do César que coordena o setor esportivo ao lado do prefeito Dr. José Maria. 
A parceria com a escola Estadual Maurício Zakhia, coordenada pelo diretor Jader é indiscutivelmente outra ponta para o sucesso.